Uma história de amor e caridade

O amor e a caridade são os itens norteadores de uma história exemplar escrita pelo Lar Escola “Monteiro Lobato”. Tudo começou em 2 de julho de 1947 com a fundação do Centro Espírita Amor e Caridade, onde em acanhada casa na Vila São Manoel, em Americana, além das sessões espíritas semanais, também funcionavam classes de alfabetização de crianças e adulto no “Instituto Monteiro Lobato” – nome dado em homenagem ao famoso escritor brasileiro por sua obra literária de projeção nacional e internacional e pelo patriotismo que manifestou em vida, além dos excelentes livros infantis que escreveu.

Em 1949, diante da necessidade de abrigar vítimas de uma tromba d’água que assolou a cidade, nasceu o embrião do Lar Escola. Mais tarde, outras pessoas também começaram a pedir ajuda e assim surgiu a ideia de uma entidade em tempo integral que cuidasse dos desamparados.

Um impulso ainda maior viria quando o Estado assumiu a responsabilidade de manter uma instituição voltada à alfabetização e criou o 3º Grupo Escolar de Americana “Prof. Silvino de Oliveira”, deixando o caminho ainda mais propício para a criação de um abrigo.

Assim, em janeiro de 1955, iniciou-se um ciclo glorioso de dedicação e amor ao próximo quando o Lar Escola “Monteiro Lobato” passou a oferecer, exclusivamente, amparo a meninas e meninos órfãos. A partir de outubro de 1963, com a fundação do Lar das Meninas “Vó Antonieta”, a entidade passou a se encarregar apenas de meninos. Devido ao crescente número de abrigados, em 1960 foi inaugurada a nova sede do Lar Escola, no bairro Cordenonsi, onde funcionou como abrigo até o final de 2009.


HOSPITAL INFANTIL ANDRÉ LUIZ

Da preocupação com a assistência às crianças do Lar Escola e do município, surgiu a ideia de construir um hospital voltado ao atendimento infantil. Assim, em 1972, foi inaugurado o Hospital Infantil “André Luiz”, construído por meio de donativo e com a filosofia de atender a população mais carente da cidade. Durante 32 anos, o Hospital foi arrendado por uma empresa privada. Nesta gestão, teve seus serviços ampliados, com novos consultórios, alas e um Centro Cirúrgico. Em 2004, a Prefeitura Municipal passou a administrar o Hospital e seus anexos, dando continuidade ao trabalho desenvolvido em prol dos munícipes. O Hospital Infantil André Luiz conta com especialidades clínica médica e pediátrica, Centro Cirúrgico, Centro de Ortopedia e Núcleo de Especialidades.

A partir do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, o abrigo passou a ter nova conotação e função. Sendo assim, as políticas públicas e os órgãos de encaminhamento das crianças em situação de vulnerabilidade social à instituição passaram a priorizar a família extensa como forma de atendimento à criança vitimizada ou a colocação em famílias acolhedoras, inibindo a atuação das entidades-abrigo e diminuindo a permanência das crianças que precisassem de acolhimento institucional, além de outras modificações que teriam que ser implantadas.

IMPLANTAÇÃO DA CRECHE

Diante dos fatos e da capacidade física e estrutural do Lar Escola e, devido à demanda existente nos bairros da região, a Entidade optou pelo atendimento em formato de creche no ano de 2010, pois dessa maneira continuaria atendendo as crianças necessitadas, dentro do âmbito da filantropia e mantendo o ideal de sempre: o atendimento à criança.


MEMORIAL

Memórias vivas, lembranças que nunca serão esquecidas.

O acervo “Monteiro Lobato” reúne fotos, cartas, documentos e recortes de jornais que recordam marcos importantes da história da instituição. O memorial é aberto à visitação e funciona de segunda a sexta, das 9h às 15h, na sede da entidade.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas dos projetos sociais realizados pelo Centro Espírita Amor e Caridade – Monteiro Lobato, clique aqui para visitar o Portal da Transparência.


CEAC

Participe conosco e experimente um momento de conexão!
Será um prazer receber você no Centro Espírita Amor e Caridade.


Compartilhe este conteúdo: